Proposta Pedagógica


E.E Jardim Brasília


Eulice...

Uma História de amor e dedicação!!!




BIOGRAFIA

Eulice Silvio Mendonça da Silva nasceu em Água-Quente pequena cidade do interior da Bahia, onde morava com toda a família.
Filha de uma família tradicional da cidade tinha três irmãs e três irmãos. Foi criada em um ambiente no qual o pai era dedicado, responsável e amável, já sua mãe era amiga dos filhos e procurava passar que Deus é infinito e que o amor, o respeito e humildade deveriam estar presentes em suas vidas.
Estudou da 1ª a 4ª série com a mesma professora, aprendeu a ler e escrever na “Cartilha da Rosinha”. Eulice admirava muito sua professora, pois esta era uma pessoa muito carinhosa, meiga, falava em um tom muito baixo além de vestir-se com elegância e bom gosto. Como na cidade onde morava somente havia o primário, toda sua família mudou-se para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, onde cursou do 5º ano ao 3º magistério, pois estudar era uma questão muito importante para seus pais.
A família de Eulice acredita que devido à profunda admiração por sua professora, ela tornou-se também uma grande educadora cultivando as características de sua mentora.
Assim que se formou no 3º magistério, casou-se com Manoel Raymundo da Silva e veio para São Paulo. Aqui casada, feliz e muito amada teve o seu primeiro e único filho.
O exercício da profissão deu-se após o nascimento de seu filho, um dos momentos mais felizes de sua vida, pois concretizou um sonho de criança...


um dia ser mãe. Toda a família alegrou-se com a chegada do pequeno Emídio em 1980.
Eulice com o passar dos anos foi percebendo a importância de sua profissão que ia muito além do A, E, I, O, U, sua dedicação então redobrou. Sabia que tinha a responsabilidade de fazer parte da formação pessoal e intelectual de pequenos seres que estavam sobre seus cuidados.
Eulice acreditava que ser professora demandava dedicação, respeito e acima de tudo ética. Para ela o conhecimento e o afeto não se distinguiam, completavam-se, fundiam-se em um momento de troca e afetividade, que sempre era recíproca.
Em sua jornada como professora estava amparada por sua irmã Eliane, pessoa com a qual estabelecia muito mais que laços sanguíneos, com Eliane (um ser doce, sensível e muito querida por todos) estabeleceu laços de carinho, admiração, respeito e um amor sublime, completo e eterno. As duas irmãs eram uma só alma, um só coração. Ambas acreditam que o carinho e o respeito são o caminho para o conhecimento e a felicidade.
Em 30/06/1982 tornou-se professora efetiva no Estado de São Paulo e como professora passou pelas seguintes escolas estaduais: E.E Dr. Augusto de Macedo Costa, E.E Dr. Olindo Dártora, E.E Azevedo Soares, E.E Genésio de Almeida Moura, E.E Prof. Francisco Gonçalves Vieira, E.E Vila Rosina, E.E Jardim Vera Tereza, E.E Isaias Luiz Matiazzo, E.E Gal. Humberto de Souza Melo e E.E Jardim Brasília.
Eulice lecionou durante toda sua vida nas 1ª, 2ª, 4ª séries e poucas vezes nas 3ª séries. Na escola E.E Jardim Brasília (na qual passou a fazer parte

do corpo docente em 1998) foi à última escola na qual lecionou, vindo a aposentar-se em abril de 2006.
Em março de 2009, Deus achou que era hora de chamar Eulice de volta a sua morada, então retorna a casa de seu pai tão amado por ela durante toda sua existência.
Última turma na qual lecionou meses antes de se aposentar Abril/2006.









1 -IDENTIDADE DA UNIDADE ESCOLAR

1 – IDENTIFICAÇÃO

E.E. Jardim Brasília.


JURISDIÇÃO

Diretoria de Ensino: Norte 1


LOCAL

Endereço: Av. Deputado Cantídio Sampaio, 5647– Parada de Taipas

Subdistrito: Pirituba – São Paulo

Telefone: 3972-3456 Fax – 3971-8505

CEP: 02860-001


Modalidade de Ensino: 1.º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Ciclo 1

Horário de Funcionamento: Manhã - 7:00 às 11:30

Tarde - 13:00 às 17:30


ATOS LEGAIS

Criação: Decreto 43.074 – DOE 09/04/98 - Instalação: Resolução SE nº 100, de 01/08/98 – DOE 02/09/98

CÓDIGOS

CIE: 923618
UA: 22927
FDE: 7092
Nº PRÉDIO: 00.03.113





EQUIPE GESTORA

Margarete Santos Sant’Anna – Diretor de escola
Cristiane Teodora Abraham Vieira – Vice Diretor de escola

Sonia Oliveira da Silva – Professor Coordenador
Débora Interlick de Lima-Professor Coordenador


2 PROPOSTA EDUCACIONAL


A proposta Educacional de nossa Escola está em consonância com o estabelecido no Art.2.º da Lei 9394/96: “A Educação,..., inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, atentando para o fato de que é através das experiências extra-escolar que a criança é respeitada em toda a sua potencialidade que será, dentro de ambiente escolar, lapidada para que ela se conscientize de sua função como agente de mudanças tanto individual como social. E é no social que a nossa Proposta Educacional está calçada, visando ao aprimoramento do exercício da cidadania através do conhecimento, discussão e aplicação dos Direitos e Deveres constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

DIRETRIZES E METAS

De acordo com o perfil de nossa clientela podemos destacar algumas metas a serem atingidas para alcançar a plenitude do processo de ensino e aprendizagem:
  • Conscientizar a criança de que ela é parte de uma atividade intelectual que busca seu próprio aprimoramento;
  • Enfatizar e valorizar a relação professor X aluno como agente indispensável para a formação de um conjunto de experiência, proporcionando a expansão de uma visão critica diante das mudanças sociais;
  • Intensificar a compreensão e a pratica dos valores básicos da humanidade através de uma relação individual e grupal de respeito, pois só assim é possível conseguir um ambiente mais livre de repressão, de desajustes e de violência, que são as formas negativas oferecidas aos nossos jovens;
  • Desenvolver hábitos de limpeza e de higiene, de saúde e alimentação, através de um trabalho conjunto de observação e aconselhamento aos alunos e aos pais ( através de reuniões periódicas).
  • Aprimorar o processo de recuperação individual e paralela a fim de que o aluno assimile o conteúdo programático, orientando-o quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades;
  • Manter permanente contato com os pais ou responsáveis, informando-os quanto aos resultados obtidos pelos alunos no processo educativo, aproveitando para ressaltar a importância da Escola na formação da criança;
  • Utilizar as reuniões ordinárias do Conselho de Escola e da A.P.M. da E.E. Jardim Brasília para desenvolver um trabalho de integração Escola – Família – Comunidade;
  • Desenvolver através de atividades diversas a aquisição gradual do raciocínio lógico, para que o desempenho melhore, principalmente em Matemática;
  • Ter a avaliação interna o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular prevista, a fim de que se promova o aprimoramento da qualidade de ensino.
  • Baixar o índice de alunos retidos ao final do ciclo I,
  • Baixar o índice de alunos evadidos e retidos por falta.
  • Ao final da Segunda série do ciclo I todos os alunos alfabetizados.
  • INDICE IDESP: IDESP 2007 = 3,10 = META IDESP 2008 = 3,26.
  • Projeção de metas até 2030 = 7,00
3 – HISTORICIDADE DA ESCOLA

A E. E. Jardim Brasília está situada a Av. Deputado Cantídio Sampaio, 5647 – Bairro Parada de Taipas- São Paulo – Capital, Diretoria de Ensino Norte 1. Essa escola funciona em dois turnos diurnos, para atender a demanda escolar, foi utilizada a sala de vídeo perfazendo o total de 34 classes.
A comunidade é muito carente, um bairro muito pobre na periferia de São Paulo, mas a participação dos pais na escola é muito grande durante o ano: nas reuniões de pais, durante as festas, feiras culturais, passeios e na vida escolar e cotidiana dos seus filhos. Participam também do Programa Escola da Família aos finais de semana.
A E. E. Jardim Brasília, não difere da realidade as demais escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino Norte 1, que por sua vez também não difere de outras diretorias de ensino.
A aprendizagem escolar deve contribuir para a formação da cidadania, o que se consegue através da formação de um ser consciente e participativo, sujeito ao processo de transformação da realidade. É no social que a nossa Proposta Educacional está calçada, visando ao aprimoramento do exercício da cidadania através do conhecimento, discussão e aplicação dos Direitos e Deveres constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares do aprendiz.
O cotidiano da escola destaca as potencialidades e necessidades em formar aluno-cidadão, de acordo com a comunidade, em situações práticas do dia-a-dia, permitindo a integração de situações educacionais que vão além das paredes da sala de aula e a reflexão sobre resultados significativos obtidos.
4 - CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

Segundo pesquisas realizadas em março de 2008 com a comunidade escolar através dos alunos da U.E., contendo questões sobre: moradia, profissão, escolaridade dos pais, número de filhos, participação nas atividades dos filhos e da escola, importância do uniforme, .
A maioria das pessoas entrevistadas estão desempregadas e as que estão empregadas a grande maioria estão em um emprego formal. Verificamos também que a grande maioria recebe de 1 a 2 salários mínimos
A família participando mais das atividades dos filhos e mais presentes em campanhas, reuniões, festas e na conservação da escola.
Tudo isso é devido ao aumento do nível de escolaridade dos pais e comunicação da escola com a comunidade transmitindo informações necessárias a realizações de diversas oportunidades que o governo proporciona para concluir os estudos e melhorar a situação econômica e cultural.