Projetos e parcerias da escola




PROJETO
VALORES E VIRTUDES NA ESCOLA


Nossos valores guiam nossos pensamentos e nossos pensamentos são as sementes de nossas palavras e ações. Isso é tão importante que cada um deveria perguntar-se: quais são os meus valores na vida?

Dadi Janki- diretora administrativa da UEMBK



JUSTIFICATIVA


Em nossa sociedade lidamos diariamente com anti-valores. Somos estereótipos do que planejam e esperam de nós. Perdemo-nos em conceitos primordiais, e parecemos seres saindo de uma linha montagem. Faz-se urgente à busca de valores que resgatem nossa autonomia, que nos mostrem quem somos, e no que podemos nos transformar.
A carência do saber, a necessidade de ser, mesmo desconhecendo os porquês. É preciso que as crianças e jovens tenham acesso ao saber das virtudes para que possam, em suas transformações pessoais, encontrar um sentido positivo no mundo em que vivemos. Ao redor do mundo são cada vez mais afetados pela violência, problemas sociais, drogas e falta de respeito de uns pelos outros e pelo mundo à sua volta.
A educação com qualidade é aquela que reconhece a pessoa de maneira integral e abrange tanto o campo afetivo como o cognitivo. Entende os valores como paz, amor respeito, tolerância, cooperação e liberdade como a base de sustentação da sociedade humana e do progresso.
O que as crianças e os jovens aprendem, torna-se a sociedade do amanhã. Portanto, para criarmos uma sociedade verdadeiramente sustentável, a educação precisa ter valores positivos em sua essência e como sua meta.
Na educação se faz plantar e cultivar sementes, nossa herança para os que virão, e nossa consciência tranqüila de que contribuímos para um mundo melhor.

OBJETIVOS

  • Contribuir com a formação moral da criança e jovem;
  • Prover princípios orientadores e ferramentas para o desenvolvimento do indivíduo como um todo, reconhecendo que este é compreendido pelas dimensões física, intelectual, emocional e espiritual;
  • Ajudar a pensar e refletir sobre os diferentes valores e as implicações práticas da expressão desses em relação a si próprios, aos outros, à comunidade a ao mundo em geral;
  • Aprofundar o entendimento, a motivação e a responsabilidade para fazer escolhas pessoais e sócias de maneira consciente e cidadã;
  • Inspirar a escolher seus próprios valores pessoais, sociais, morais e espirituais e capacitá-los a utilizar métodos práticos para desenvolvê-los;
  • Incentivar educadores e cuidadores a utilizar a educação como um meio de oferecer aos alunos uma filosofia de vida, e com isso, facilitar o crescimento, desenvolvimento e escolhas, de forma que possam se integrar na sociedade com respeito, confiança e propósito.


DESENVOLVIMENTO

  • Contar histórias que transmitam valores e virtudes humanas;
  • Cantar utilizar canções que falem de amor, paz, otimismo, valores de vida e convivência harmoniosa entre as pessoas;
  • Dinâmicas que estimulem de forma adequada, desenvolvendo a confiança e criatividade, promovendo de forma lúdica e divertida, estímulos senso-crítico, mensagens e múltiplas competências e capacidades dos educandos;
  • Utilizar o teatro de fantoches para aproximar a fantasia da realidade de uma forma branda e segura na formação da estrutura emocional;
  • Produção de cartazes informativos ou pequenos livros que trabalhem temas sugeridos como: amor, coragem, perseverança,trabalho; responsabilidade e disciplina; amizade; honestidade; lealdade; tolerância,cooperação, respeito, humildade, simplicidade, felicidade, compaixão e fé.


Público alvo envolvido:

Direção, Coordenação,Professores Funcionários e alunos da E.E. Jardim Brasília.

RECURSOS MATERIAIS E ESTRATÉGICOS

Serão utilizados materiais disponíveis na U.E., tais como som, CD (músicas), DVDs (filmes), revistas para elaboração de cartazes, dramatização com fantoches, atividades de reflexão, através de textos e filmes sobre os temas trabalhados.

CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido durante todo ano letivo de 2011.




AVALIAÇÃO

A Exposição de trabalhos nos murais do pátio da escola e mudança de atitudes de todos em relação aos valores desenvolvidos.


Bibliografia Pesquisada


SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Alice. Aprendendo a ser e a conviver.São
Paulo: FDT, 1997
REDESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos : Temas transversais.São Paulo:
Iemar, 1999
TILLMAN, Diane; HSU, Diana. Programa vivendo valores na educação : Atividades com
Valores para crianças de 3 a 6 anos. 2.ed.São Paulo: Brahma Kumaris, 2002
SAID, Selma. Meu coração perguntou II : O poder secreto das virtudes.Rio de Janeiro:
Vozes, 2002
Vivendo Valores na Educação- Instituto Vivendo Valores






Projetos


Hino Nacional 

O Hino Nacional é cantado todas as quartas-feiras pelos alunos.Deste modo o aluno pode aprender a cantar o nosso Hino.
Clique na imagem a seguir para ver a letra do Hino Nacional.


Outros projetos:


Programa Proerd


É um programa que visa orientar alunos dos 5ºs anos ficarem longe das drogas e da prática da violência.

Soldado da Polícia Militar Pereira Santos


Virtudes e Valores


Semeia conhecimento,a base do nosso princípio,é constituída no seio da família,onde a escola segue a diante com o projeto por meios de bons exemplos,diciplinas,otimismo e respeito pelo próximo.


Parcerias

Escola da Família

   Atividades aos sábados e domingos,com a coordenadora Rita.



Viação Santa Brígida
logo logotipo Viação Santa Brígida

Projeto Empresa na Escola


Passatempo Educativo